sábado, 3 de dezembro de 2011

Micro – Atividade 6 Mobile Learning


QR- Trilha Avenida da Boavista - Parque da Cidade


A trilha que proponho no Google maps é a Avenida da Boavista – Parque da Cidade no Porto. Este foi mais um desafio proposto na unidade curricular: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (contexto m-learning).
Irei conjugar uma visita a monumentos antigos e arquitetura contemporânea, sem esquecer um espaço onde poderá saborear a famosa francesinha…

Preparados???

Iniciamos a visita na Praça de Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Rotunda da Boavista. No centro do jardim, em homenagem aos Heróis da Guerra Peninsular, encontramos o monumento comemorativo aos bravos desta luta da autoria do arquiteto Marques Silva e do escultor Alves Sousa.

No início da Avenida da Boavista, temos a Casa da Música, da autoria do arquiteto holandês Kem Koolhaas, para o evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), transformou-se desde logo um ícone da cidade e local de passagem obrigatória.

De regresso a Avenida, sugiro uma pausa para saborear aquela que foi considerada uma das 10 melhores Sanduíches do mundo em 2010: a famosa francesinha.

Seguindo em direcção ao mar, e fazendo um ligeiro e “obrigatório” desvio da Avenida da Boavista, temos a Fundação Serralves localizada no Parque Serralves, onde encontramos o Museu de Arte Contemporânea e a Casa de Serralves. Serralves é ainda referência no património da paisagem em Portugal, “resumindo e simbolizando uma aprendizagem e um conhecimento das condições de transformação do território, no espaço e no tempo, num contexto cultural: Portugal nos séculos XIX e XX.

A uns metros à frente, temos aquele que foi considerado internacionalmente um dos edifícios do ano na categoria de arquitectura institucional pela sua arquitectura invulgar, o Edifício Vodafone.

Finalizamos a nossa trilha, com um passeio no Parque da Cidade desfrutando de um ambiente rural e campestre, que se estende até ao Oceano Atlântico. Salientando o ano de 2000, ano em foi seleccionado pela Ordem dos Engenheiros com uma das “100 obras mais notáveis construídas do século XX em Portugal”.

Espero que tenham gostado ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário